Pular para o conteúdo principal

"Guardiões Dessa Terra"


Estavam perdidos quando encontraram essas terras.

Diziam ser seu Porto Seguro,

Terra distante, que chamaram de Novo Mundo.

Os que aqui habitavam,

Já tinham costumes ancestrais;

Caça, pesca, artesanatos, rituais. 

Os estranhos foram acolhidos 

Pelos povos nativos;

Deram-lhes comida, abrigo,

Compartilharam seus animais,

Mas, os nativos foram julgados inferiores,

Tentaram mudar suas vestes,

Proibir sua língua,

Endemonizar suas crenças,

Acabar com seus costumes tradicionais.

Não podemos esquecer,

Também foram escravizados,

Perseguidos e torturados.

Por anos assim foram tratados.

De preguiçosos eram chamados.

Vistos como incapazes,

Povos, que antes andavam livres,

Em reservas, foram isolados

Para serem controlados.

Anos se passaram até conquistarem

Direitos diferenciados,

Antes, negado pelo Estado.

Direitos esses, hoje, ameaçados

Por um presidente vil

Que, por ganância e poder,

Quer explorar as riquezas

Nas reservas indígenas do nosso Brasil.

Querem destruir a Amazônia,

Acabar com os direitos indígenas,

Os verdadeiros representantes desse País,

Que passaram por lutas inimagináveis,

Os verdadeiros guardiões dessa terra,

Deveriam ser mais respeitados.

Diante de toda essa barbárie,

Não podemos ficar de braços cruzados,

Devemos agir em pró da Amazônia,

Dos direitos indígenas

E da proteção do nosso cerrado.

Mas, tudo isso se complica.

Nosso governo tem fabricado

Escravos da atualidade;

Pessoas dementes, sem estudos,

Ignorantes, desinformados.

Essa é nossa realidade. 

Isso nos faz pensar:

Somos mesmo civilizados?

Somos pensantes?

Os índios tem demonstrado mais sanidade;

Nunca se renderam a ganância dos brancos,

Mesmo quando eram exterminados.

Vejam as minas de ouro e diamantes,

Nos solos da Amazônia,

Por nossos guardiões, protegidos e intocados,

Até hoje perseguidos e dizimados

Por madeireiras, garimpeiros e criadores de gado,

Muitos em conluio com o Estado

Que tem se mostrado corrupto.

Salvem nossas terras,

Salvem o Cerrado,

Salvem nosso índios

Os verdadeiros guardiões da Amazônia.

Os verdadeiros representantes desse Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escombros

  Imagem de Wokandapix do Pixbay Encontro-me de baixo de escombros. Vejo-me encolhido a espera do resgate. Sinto-me excluso, em total abandono. Alguém consegue me ver ou ouvir? Queria ter alguém em quem contasse. Ultimamente eu tenho tido um sonho, Que vôo bem alto e, por medo, vejo-me cair. Seria importante se em mim eu confiasse. Hoje eu me encontro um tanto tristonho, Sob os escombros da minha própria alma, Desejando encontrar um meio de sair. Existe um meio de uma alma reestruturar-se? Tento manter intacta a minha calma, Enquanto, introspecto, observo o ruir De minha alma que se encontra em total desgaste. Triste Mundo e maldoso que nos desalma. Mesmo diante das dificuldades, ainda estou aqui. Nunca deixei que o mundo me contaminasse. Mas é uma luta viver ao invés de só existir.

Fantasma

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay Devo eu estar, deliberadamente, febril, De, ao máximo ponto, ter sérios delírios. Estou-me em choque, em perplexo espanto Com o aterrador espírito que vejo na minha frente. Nos meus olhos definitivamente  não confio. Um fantasma de um passado distante Está a me olhar nos olhos. Me arrepio. Só pode ser, da vida, um castigo, Para viver esse momento aterrorizante. À loucura - me avalio - devo estar por um fio. Figura paterna que, para mim, se configurou, Nunca foi presente, fazia questão de estar ausente, De fato, na minha vida nunca existiu.  Por Deus, fantasma errante e frio, Retorne para o lugar de onde saiu. Assim, voltarei a ser o que eu era antes. 

Preciosidade

Imagem de jump1987 por Pixabay Não te preocupes, joia da minh'alma, Continuarei a segurar-te a mão Até que consigas caminhar livremente. Não deixar-te-ei quebrar ao chão. O apoiarei e o acompanharei constantemente. Levantar-me-ei contigo na alva E guiar-te-ei até mesmo na escuridão Para manter-lhe em segurança. Continuarei a fazer parte da sua vida, Mesmo que separe-nos o destino. Sempre fiques atento aos meus conselhos, E que ate-os ao seu coração. No Mundo, não há quem nos separe Quando trata-se de almas em liberdade Que abraçam-se em qualquer dimensão. Graças dou por ter-te, joia minha. Por ti tenho grande apreço, minha preciosidade, Minha obra prima, minha maior felicidade. Sangue do meu sangue, presente de Deus, Zelo por ti, resguardando-o em meu coração.